Adobe Photoshop Lightroom 3.2 RC

"Essencial para quem trabalha com imagens: organize e edite todas as fotos do PC com requinte profissional."

O Photoshop, da Adobe, é, sem dúvida, o programa para manipulação de imagens mais conhecido no mundo todo. No entanto, ele é um aplicativo voltado para manipulação da imagem, ou seja, mais utilizado por designers.

O Photoshop Lightroom é um programa voltado para fotógrafos. O objetivo aqui é gerenciar seus arquivos e fazer tratamento de imagem, e para isso você conta com uma interface muito bonita e funções super interessantes.

Download

Ao clicar para baixar o programa você é redirecionado para a página de downloads Trial da Adobe. Primeiro, selecione o idioma e o sistema operacional na caixa de texto (Português – Windows). Em seguida, clique em “Donwload now”.

Uma nova janela aparece, pedindo que você insira seu nome de usuário e senha da Adobe, ou crie uma “Adobe Account” (Conta da Adobe). Esta conta permite que você baixe versões Trial dos programas da Adobe, e tenha downloads gratuitos exclusivos.

Para criar seu usuário no site do desenvolvedor é necessário informar email, nome, país, estado e CEP. Logo em seguida, o download se inicia. Esta versão tem 30 dias para teste.

Organização

O Lightroom 3 permite que você trabalhe com suas imagens de forma completa,organizando e gerenciando seus arquivos. Em “Biblioteca”, ele oferece navegação pelas pastas, visualização de metadados e Exif além de adicionar palavras-chave, para que você consiga encontrar a foto que procura rapidamente.

Biblioteca

Outra opção de organização é a procura por filtros, já existentes ou criados por você. Para inserir suas imagens no programa, é necessário clicar em “Arquivo” e “Importar fotos...”. Você pode utilizar só uma imagem, ou importar pastas inteiras.

Além disso, é possível publicar as imagens no Flickr – rede social voltada para a fotografia – diretamente através do Lightroom. Uma função interessante, que otimiza o tempo de trabalho.

Revelação

Tratamento de imagem

Para iniciar o tratamento das imagens, escolha uma fotografia e selecione a opção “Revelação” (na barra superior do programa). Todas as opções estão em português, o que facilita muito para quem está começando a utilizar o programa.

A opção básica permite a alteração de cores, exposição, brilho e contraste, aprimorando a imagem. Também é possível alterar tons e realçar cores e calibrar a foto de acordo com a lente a câmera utilizados.

Presets

Esta função é a preferida de muitos fotógrafos. O Lightroom permite que você crie um preset, ou seja, uma predefinição. Isso significa que é possível fazer alterações de cor, contraste, brilho, etc., e salvá-las com um nome determinado.

Assim, toda vez que você quiser aplicar as mesmas alterações em outras imagens, basta selecionar o preset criado por você. O próprio software já vem com cerca de 50 predefinições para utilizar, mas também é possível baixar presets prontos da internet.

Apresentação de slides

Como se gerenciar e tratar as imagens não fosse suficiente, este excelente aplicativo da Adobe também permite que você crie apresentações de slides com suas fotos. É possível inserir bordas nas imagens, sombras, trilha sonora, telas de inicialização e finalização além de marcas dágua para personalizar suas imagens.

Impressão e Web

E como se não bastasse, o Lightroom ainda auxilia o usuário a imprimir e publicar suas fotos na internet. A função "Imprimir" permite que você faça ajuste da imagem no papel, adicione margens e linhas, além de marcas dágua. Já para publicação na internet, o Lightroom cria um mosaico com as imagens com identidade visual, que você pode postar em seu site.

Slide

Flickr e Facebook

Além de preparar suas imagens para apresentações de slide e impressão, o Lightroom também é compatível com as redes sociais Flickr e Facebook. Através do próprio programa, você pode criar álbuns e publicar suas imagens na página pessoal.

Selecione a rede social desejada, faça o login e permita que o aplicativo do Lightroom seja utilizado. Esta é uma forma de otimizar o trabalho do usuário, que pode fazer as modificações em suas fotos e compartilhar na internet sem precisar abrir o navegador.

Compatibilidade com câmeras

A nova versão do Lightroom, além de corrigir erros, também oferece compatibilidade com novas câmeras e lentes – uma forma de fazer com que as alterações e importações de imagens sejam ainda mais eficientes.

Entre as câmeras adicionadas estão as novas da Sony, com lentes intercambiáveis, NEX-3 e NEX-5 e a Pentax 645 D, de médio formato. Além disso, mais de 50 novas lentes da Sony, Pentax, Sigma, Canon e Nikon agora são, também, compatíveis.

 

 

  • Observações
  • Sistema operacional Windows XP/Vista/7
  • 30 dias de uso.
  • Antes de instalar o Adobe Photoshop Lightroom você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

FIM

Esse site chega ao fim de suas postagens, agradeço a todos por nos visitas, queríamos fazer só o melhor para vocês. Mais nosso ADM não para ele esta criando um novo blog mais rápido e com mais conteúdo para vocês. Acesse agora mesmo http://internetmods.blogspot.com