Dicas do Windows 7: mostre somente o que você precisa no Painel de Controle

16/10/2010 07:46

Neste artigo, você vai aprender a esconder e remover itens indesejados do Painel de Controle do Windows 7 (versões Professional, Enterprise e Ultimate).

Se você abre o Painel de Controle do seu Windows 7 e acha que muitas das ferramentas disponíveis não são úteis para você, saiba que é possível remover qualquer item.

Para isso, vamos utilizar o Editor de Diretiva de Grupo Local, ferramenta que faz parte do Console de Gerenciamento do Windows. O melhor é que qualquer item removido pode ser facilmente recuperado depois.

Este editor não está disponível nas versões Starter e Home do Windows. Portanto, este tutorial serve para quem tem a versão Professional, Enterprise ou Ultimate do sistema operacional.

Pré-requisitos

  • Windows 7 Professional, Enterprise ou Ultimate.

Faça você mesmo

No campo de busca do Menu Iniciar, digite "gpedit.msc" (sem as aspas) para abrir o editor.

Acesse o gpedit.msc.

No menu à esquerda, em "Configuração do Usuário", clique em "Modelos Administrativos". Então, no painel à direita, dê um duplo clique sobre "Painel de Controle" e em "Ocultar itens especificados do Painel de Controle".

Siga esses passos.

Na tela que se abre, no canto superior esquerdo, marque "Habilitado" e, logo abaixo, em "Opções", clique em "Mostrar".

Habilite a função e clique em Mostrar.

É nessa janela que você digita o nome dos itens que não quer exibir no Painel de Controle. Vamos utilizar, só como exemplo, a "Central de Sincronização" e os "Dispositivos e Impressoras".

Digite os nomes dos itens que deseja excluir.

Veja como os itens não são mais listados no Painel de Controle.

Itens removidos.

Você pode, facilmente, mostrar novamente qualquer item escondido, e essa é uma grande vantagem do Editor de Diretiva de Grupo Local. Basta apagar o valor de qualquer item e ele volta a ser mostrado.

Exibindo apenas alguns itens

O método anterior ajuda se você deseja remover alguns itens do Painel de Controle. Mas se você quer ter uma tela ainda mais limpa e poucas opções listadas, o melhor é fazer o contrário: exibir apenas alguns itens.

No Editor de Diretiva de Grupo Local, ao invés de acessar a opção "Ocultar itens especificados do Painel de Controle", clique em "Mostrar apenas itens do Painel de Controle Especificados".

Neste caso, use esta outra opção.

Na tela que se abre, no canto superior esquerdo, marque "Habilitado" e, logo abaixo, em "Opções", clique em "Mostrar".

O mesmo que já foi feito anteriormente.

Digite os nomes dos itens que você deseja exibir e pronto. Neste exemplo, vamos mostrar "Contas de Usuário", "Ferramentas Administrativas" e "Gadgets da Área de Trabalho", só como exemplos.

Digite os nomes apenas dos itens que deseja exibir.

E o Painel de Controle, como fica.

Se você não deseja exibir nada no Painel de Controle, por alguma razão, basta deixar o campo livre. Você verá o seguinte erro:

O erro exibido.

Então digite "null" no campo e aplique as mudanças. O Painel de Controle não exibe nada enfim.

Importante: as opções "Ocultar itens..." e "Mostrar apenas itens..." não funcionam juntas. Portanto, quando escolher uma delas, certifique-se de que a outra está desabilitada.

Para desfazer quaisquer modificações e voltar o Painel de Controle ao estado original, basta deixar as opções "Ocultar itens especificados do Painel de Controle" e "Mostrar apenas itens do Painel de Controle Especificados" não configuradas.

.....

Esperamos ter ajudado você com mais um tutorial. Até a próxima. 

FIM

Esse site chega ao fim de suas postagens, agradeço a todos por nos visitas, queríamos fazer só o melhor para vocês. Mais nosso ADM não para ele esta criando um novo blog mais rápido e com mais conteúdo para vocês. Acesse agora mesmo https://internetmods.blogspot.com